top of page

Empatia é a “chave” para o Empoderamento Materno


Foi quase naturalmente que eu percebi que eu tinha uma aptidão para a Empatia. Descobri isso enquanto eu me relacionava com centenas de mães todos os dias, onde eu era capaz de perceber e compreender seus sentimentos e angústias maternas, mesmo através de uma tela de computador.

É através da Empatia – e só por ela – que as mães realmente encontram apoio e compreensão para maternarem de forma plena. E elas precisam disto mesmo. Ter empatia por uma mãe exercendo sua maternidade é reconhecer que a sua vontade é soberana e por isso, deve ser respeitada e não julgada.

O mais importante desta Empatia que todo nós deveríamos desenvolver pela maternidade que nos rodeia, é a de que o bebê é totalmente dependente das escolhas da sua mãe. Então, quanto maior a qualidade nas escolhas ou recusas informadas pelas mães, melhor para o bebê. E nós queremos o melhor para todos os bebês, não é?

O que quero dizer com isso?

Quero dizer que, quando você adota uma postura empática especificamente diante das mães que te rodeiam, na verdade você está promovendo uma grande rede de apoio e de proteção para a excelente formação destes novos cidadõezinhos do mundo. Isso é fundamental para você? Sim, e deveria ser. Porque só através de uma rede de empoderamento, estaremos construindo um mundo melhor para nós e para nossos filhos. O caráter é colaborativo e todos somos corresponsáveis por isso de alguma forma.

Bom, se até este momento, você está pensando que talvez seja importante separar alguns minutos para refletir sobre esse importante conceito, continue lendo este artigo.

Quero te desafiar a pensar no desenvolvimento da sua Empatia Pessoal. Ela não é só importante para os processos maternos, mas para toda a sua vida. Na verdade, a Empatia nasce quando a nossa sensibilidade é aflorada pela grande transformação que a maternidade nos traz e a gente passa mesmo, a enxergar o mundo sob uma nova ótica.

A extraordinária pesquisadora das conexões humanas, a americana Brené Brown, definiu o conceito da Empatia em sua famosa palestra no TED Talks intitulada The Power of Vulnerability (ou, o poder da vulnerabilidade) como uma ação que promove a conexão entre pessoas. Empatia é sentir com as pessoas. Recomendo ver a palestra dela no Youtube, é simplesmente apaixonante!


Sentir COM as pessoas é diferente se sentir COMO as pessoas. Existe um grande erro na ideia de se colocar no "lugar do outro", pois ocupamos o lugar dela quando fazemos isso. A verdadeira empatia tira de cena as suas convicções, pontos de vista e ideias predefinidas e abre espaço para uma escuta sensível e totalmente comprometida em deixar o outro à vontade para confiar plenamente seus sentimentos, impressões e anseios.


Esse deveria ser o verdadeiro conceito da Empatia.

O conceito da Empatia é, portanto, essencial para a maternidade porque é através dela que nós mulheres somos capazes de nos concentrarmos por algo que nos é muito peculiar, e, através desta surpreendente conexão, é que estamos a todo momento tentando resolver as coisas de um modo ou de outro.

O que eu desejo desenvolver com você, é esta visão. Ampliar a sua visão e os seus limites como ser humano acima de tudo. Este exercício é muito positivo para diversas áreas da sua vida. O que a gente precisa mesmo, é desenvolver uma conexão.

Você realmente gostou deste artigo? Então continue compartilhando, principalmente, com as pessoas que você deseja ter uma real conexão que faça bem para você.

Um beijo com carinho,

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page